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Vícios e manias no volante

1. Pé na embreagem ( Descansar o pé sobre a embreagem acelera o desgaste do sistema)

Muitas pessoas deixam o pé da embreagem quando dirigem é um dos vícios mais comuns e difíceis de ser superado. A alavanca deste sistema é responsável por transformar o peso que você faz que é de mais ou menos 8 kg para 400kg para separar o disco de embreagem do platô.O pé constante sobre o pedal acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%.

2. Mão na alavanca ( Descansar a mão no câmbio força o tabulador e seus terminais, provocando desgaste prematuro)

Dirigir com a mão pesando sobre a alavanca de marchas força o tabulador (peça fundamental na ligação entre o cambio e as engrenagens da transmissão) e seus terminais, que podem desgastar-se excessivamente.

3. Quebra-molas (passar com o carro de lado pode provocar torções)

Passar a lombada transversalmente essa prática pode danificar as buchas de suspensão, amortecedores e rolamentos. Além de provocar maior torção da carroceria, o que pode até empenar o monobloco.

4. Banguela

Por ânsia de economizar alguns motoristas deixam o carro em ponto morto na hora da descida. Nos veículos que  tem injeção eletrônica causa um maior consumo de combustível, além de sobrecarregar o sistema de freios, que não poderá contar com o auxilio do freio motor para auxilia-ló.

5. Pegar no tranco

Deve ser evitado em carro com injeção eletrônica, pois, se a bateria estiver arriada, a central eletrônica não funcionara com menos de 8 volts. Neste caso mesmo que o motor funcione há o risco de que a correia dentada não aguente o tranco e “pular alguns dentes”  quebrando a harmonia de funcionamento do motor e criando um serio risco de empenar as válvulas. Neste caso o prejuízo é grande pois o motor devera ser aberto em sua parte superior. Outro problema deste habito é que o combustível não queimado que não descer pelo coletor de escape pode danificar de forma irreversível o catalisador ( os mais baratos custam cerca de R$400). Por fim se for fazer a famosa chupeta tome cuidado para não inverter os polos, isso poderia queimar a central eletrônica que custa mais de R$1000.

6. Ultima acelerada

Esse habito só serve para desperdiçar gasolina e aumentar as chances de danificar o motor, isso porque o combustível não queimado ira lavar o óleo da parede do cilindro motor. Quando ligar o carro novamente anéis e pistão vão funcionar por alguns instantes sem lubrificação e desgastar mais rápido.

7. Esquentar o motor

Veículos com injeção eletrônica não precisam ser aquecidos antes de entrar em movimento. O sistema programa a lubrificação e a mistura ar/combustível. Além disso a maior eficiência da bomba de óleo e de gasolina proporcionam o desempenho adequado mesmo com o motor frio.

8. Apoiar o pneu no estacionamento

Apoiar o pneu no passeio faz com que ele sofra a ação do peso do veiculo, isso pode gerar deformação na estrutura, alterar a capacidade de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições de balanceamento do conjunto roda/pneu.

9. Suspensão

Alguns motoristas ao verem um buraco tendem a frear bruscamente. Com a roda travada o impacto é muito maior, o que sobrecarrega a suspenção e o sistema de freio. a roda venceria o obstáculo mais facilmente se a ela estiver em movimento.

10. Direção hidráulica

não se deve virar um carro com direção hidráulica sem que o carro esteja ligado, isso pode forçar a tampa do reservatório, causando derramamento de fluido ou ate mesmo deslocar a tampa. Mesmo com o motor funcionando não se deve deixar o volante em todo o seu percurso por mais de 15 segundos. Nessa condição o óleo é bastante aquecido pela bomba da direção hidráulica o que pode causar danos no sistema e ruídos.

“CUIDE BEM DO SEU CARRO E ELE IRA CUIDAR BEM DE VOCÊ!!!”

Não deixem se COMENTAR, se lembrarem de outras manias ao volante.

Atenciosamente: PPSC

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Categorias:Carros, Sem categoria
  1. diego
    28 de abril de 2011 às 16:14

    PQP… pelo menos metade disso ai eu faço!!! huauhahuu

  2. Rossano
    28 de abril de 2011 às 21:23

    A do quebra-mola tbm faço ! Mas é bom saber que esta errado e fazer o certo. Vlw pelo post!

  3. henrique
    29 de abril de 2011 às 0:40

    Tanta Informação boa porem tem um erro grave,o correto é SUSPENSÃO

    • 29 de abril de 2011 às 1:48

      Henrique muito obrigado pela informação de um erro na digitação, um ato falho meu e que já foi corrigido.

  4. Eu
    29 de abril de 2011 às 2:35

    auxilio do freio motor para auxilia-ló

  1. 25 de abril de 2011 às 23:24
  2. 28 de abril de 2011 às 7:28

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